Serpro e RFB lançam plataforma para otimizar a gestão de parcelamentos do Simples Nacional e MEI

14/11/2024

WhatsApp
Facebook
Telegram
LinkedIn

O Serpro e Receita Federal do Brasil (RFB) se uniram para lançar um sistema integrado à plataforma Integra Contador que automatiza a consulta dos parcelamentos e a emissão de guias de arrecadação.Nomeado de Integra Parcelamento, o sistema oferece um conjunto de 40 serviços para otimizar os processos de escritórios de contabilidade e empresas que atuam na gestão fiscal e contábil.

Com o Integra Parcelamento, as empresas poderão realizar consultas aos parcelamentos de dívidas das modalidades de Simples Nacional e do Microempreendedor Individual (MEI) , além de gerar guias de pagamentos das parcelas de forma automatizada. Isso garante agilidade nas operações e reduz as pendências contábeis e fiscais dos contribuintes.

As modalidades de parcelamentos contempladas são:

  • Parcelamento do Simples Nacional [PARCSN];
  • Parcelamento Especial do Simples Nacional [PARCSN ESPECIAL];
  • Programa Especial de Regularização Tributária do Simples Nacional [PERT-SN];
  • Programa de Reescalonamento do Pagamento de Débitos do Simples Nacional [RELP-SN];
  • Parcelamento do Microempreendedor Individual [PARCMEI];
  • Parcelamento Especial do Microempreendedor Individual [PARCMEI ESPECIAL];
  • Programa Especial de Regularização Tributária do MEI [PERT-MEI];
  • Programa de Reescalonamento do Pagamento de Débitos do MEI [RELP-MEI].

"A entrega das novas API contempla não só os parcelamento ordinários do Simples Nacional e MEI, mas também os especiais, que possuem adesão massiva dos contribuintes por conta dos benefícios concedidos", explica o gerente de Desenvolvimento do Serpro, Erasmo Munuera.

"Além da emissão das guias de pagamento das parcelas, os novos serviços permitem consultar, a partir de um CNPJ, todos os pedidos de parcelamentos efetuados, consultar um pedido de parcelamento específico, os detalhes de pagamento da parcela, além da lista de parcelas disponíveis, proporcionando uma gestão completa e prática dessas informações", acrescenta.

O Integra Contador

Essa inovação é resultado do esforço contínuo do Serpro em melhorar o Integra Contador, uma plataforma que disponibiliza diversas APIs para simplificar a automação de escritórios de contabilidade, software-houses e empresas prestadoras de serviços contábeis para contribuintes, onde todas as transações são realizadas de forma segura, com certificados digitais que garantem tanto a autenticidade das solicitações quanto a integridade das informações.

"Estamos caminhando cada vez mais próximos aos profissionais da contabilidade, buscando formatar serviços que facilitem o segmento e gerem mais valor às suas atividades finalísticas, entregando rapidez e informações fidedignas", explica Breno Ribeiro, Gerente de negócios do Serpro.

O principal objetivo do Integra Contador é permitir o acesso rápido e seguro aos dados fiscais dos contribuintes, sempre em conformidade com as leis de sigilo fiscal e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) . A plataforma agora conta com 84 serviços disponíveis e, para o próximo ano, segundo a gerente de Produtos e Clientes Fazendários do Serpro, Vanessa Lima, novas funcionalidades estão sendo preparadas para agregar mais valor ao produto, como, por exemplo, novos documentos para pagamento de tributos, serviços da declaração anual do Simples Nacional, entre outros.

"Com o Integra Contador, o escritório de contabilidade pode configurar seu software de gestão para se conectar automaticamente aos sistemas da Receita Federal por meio das APIs. Dessa forma, o sistema consegue, de forma automatizada, consultar informações fiscais dos clientes, gerar relatórios e enviar documentos necessários para atender às obrigações fiscais", explica a gerente.


Fonte: Contábeis

Nunca foi tão simples abrir sua empresa!

Nós cuidamos de toda a papelada e processos burocráticos para que você tenha sua empresa funcionando regularmente. Você acompanha a evolução do processo sempre com orientação e tira suas dúvidas com nossos consultores sempre que precisar.

Cuidamos de todos os procedimentos para a abertura do seu negócio

Confiança e Transparência

Você acompanha a evolução do processo sempre com orientação.

Abertura rápida

Abertura rápida e transparente para que você não perca nada do que está acontecendo.

Contadores consultores

Nossos contadores são treinados para serem consultores e orientar você.

Todo processo de abertura de empresa será orientado por nossos contadores

Realizamos todo processo de abertura de empresa por você, para que sua empresa seja aberta de forma simples, segura e rápida, sem dores de cabeça. Nossa equipe está à disposição para atender em todos as etapas da abertura da sua empresa.

Nossa equipe de contadores manterá contato com você para orientar quais atividades devem ser escolhidas para que tenha uma melhor otimização tributária.

Questões sobre escolha de melhor lugar para registrar a empresa, escolha de CNAEs, regime tributário, como evitar bi-tributações, natureza jurídica, dentre outras coisas importantes serão discutidas entre você e um contador.

Comece agora!
Entenda como funciona

1

Análise completa feita por contadores

Nós vamos avaliar as informações e documentações necessárias para as suas necessidades iniciais e encaminhar uma proposta.

2

Proposta aceita

A partir desse momento, nós vamos acompanhar todas as suas obrigações fiscais e orientar suas ações, mês a mês.

3

Nossos contadores cuidando da sua empresa

Nosso time de contadores irá manter todas as obrigações legais da sua empresa em dia. Teve alguma dúvida? Nossa equipe estará a postos para ajudar no que for preciso.

Como abrir uma empresa?
Tire suas dúvidas aqui.

Os documentos básicos necessários são: cópia do RG e CPF, cópia do comprovante de endereço fiscal e IPTU do endereço. Demais informações, consulte-nos.
 

Sim, é possível! Não existe nenhum impeditivo legal para isso, porém é importante salientar que restrições cadastrais no CPF podem ser um empecilho para o acesso a crédito e recursos junto aos bancos  para alavancar o seu negócio.   

Com a Contabmulti, o processo de abertura da sua empresa leva até 10 dias úteis na cidade de São Paulo. Para outros municípios, consulte-nos.
 
Normalmente sim! Em algumas cidades e dependendo da atividade econômica é possível abrir sua empresa em seu endereço residencial. A análise de viabilidade é realizada pela Prefeitura da sua cidade, algumas não aceitam, porém a Contabmulti através da parceria com a Smart Coworking, possibilita a contratação de endereços fiscais por um preço imbatível. Para maiores informações, consulte-nos.
 
 
A Contabmulti realiza a análise da atividade e a possibilidade do enquadramento de sua empresa no Simples Nacional. Sendo elegível, realiza o enquadramento junto a Receita Federal do Brasil.
 
Sim. Para clientes que contratarem o nosso serviço mensal para mais de uma empresa, a Contabmulti concede um desconto de 10% no valor da mensalidade de todas as empresas que possuírem o mesmo sócio em comum. 
 
Super simples e descomplicado! Basta acessar em nosso menu a opção dos planos disponíveis, escolher o seu plano, clicar em: saiba mais e nos solicitar uma proposta.

Em seguida, um de nossos consultores entrará em contato para formalizar a sua contratação.
 

Vamos abrir sua
empresa?